• Home  /
  • Cabelos   /
  • Como deixar seu cabelo liso e com aspecto natural?

Como deixar seu cabelo liso e com aspecto natural?

Dicas para ter um cabelo liso com aspecto naturalMuita gente que tem os cabelos cacheados ou volumosos têm dúvidas de como alisar o cabelo sem deixá-lo com aquele aspecto escorrido, com cara de “Ei, eu fiz chapinha“! Lendo uma matéria no portal M de Mulher, sobre o novo visual da atriz Paloma Bernardi, em Insensato Coração, resolvi fazer este post pra ajudar quem está afim também de deixar as madeixas lisas, mas tem medo de sair por aí com o cabelo esticadão.

Cabelos de Paloma Bernardi

Falando ainda da Paloma, dá pra ver o quanto ela mudou. Eu prefiro o cabelo dela cacheado, acho lindo, mas o liso tem o seu charme e é mais prático. Na matéria, a cabeleleira responsável pelo visual da atriz disse que escova o cabelo dela um dia antes da gravação e que uma vez ao mês tira um dia para cuidar de seus cabelos, pintar, hidratar e aparar as pontas. São ótimas dicas não?

Agora vamos aos meus pitacos rs:

1. Hidratação em primeiro lugar

Bom, nestes anos todos que aliso o cabelo conclui que não há melhor segredo para manter o cabelo bonito do que manter ele sempre HIDRATADO. Posso ficar dando mil dicas aqui para deixar o cabelo com aparência natural, mas se o cabelo não estiver hidratado não tem jeito amiga, ele vai ficar com aspecto chapado, com aqueles fios em pé e as pontas ressecadas.

hidratação para quem faz chapinha

Portanto, mão na massa que se você ainda não cuida do seu cabelo, é hora de mudar seus conceitos. Hidratação sempre. Eu hidrato meu cabelo em casa toda semana e vou ao salão fazer uma hidratação profunda 1 vez ao mês (#dica: CPR é a melhor gente).

Quando estou naquela época bem sem tempo, como em um final de período na faculdade faço uma hidratação a cada 15 dias. Dependendo do estado do seu fio, uma hidratação quinzenal é suficiente.

2. Mantendo o corte em dia

corte de cabelo

Quem alisa os cabelos sabe que as pontas ficam ressecadas mais depressa. Se você pinta e alisa o cabelo então, nem se fala! Por isso, é importantíssimo cortar as pontas do cabelo de três em três meses.

Dá também para fazer um corte que deixe os fios mais soltos e que dê um movimento mais natural a eles. Corre lá no salão e converse sobre essas necessidades que eles vão te indicar um corte adequado.

3. Na hora de alisar

O cabelo escovado tem uma aparência mais natural do que o cabelo com chapinha, não é novidade. Se você gosta do efeito do cabelo com escova, não há melhor forma de ter o cabelo liso.  Agora, se ainda não tem muita prática e habilidade com o secador e não está com paciência para aprender (porque demora mesmo rs) é hora de apelar para a chapinha.

Eu faço uma escova no meu cabelo antes de passar a chapinha e mesmo não sendo aquela escova de salão me ajuda muito na hora de alisar o cabelo. Bom, mas isso é só uma dica. Vamos falar do processo da chapinha. Depois de passar um produto termoativado para proteger os fios e com o cabelo já seco, divida-o em mechas para começar a alisar.

alisando o cabelo

A dica para o cabelo ficar com aparência natural é na hora de passar a chapinha, quando estiver chegando perto do fim da mecha, vire o aparelho pra fora ou para dentro. Assim, o cabelo ficará com movimento. Caso você não faça isso, as pontas vão ficar retas, com aquele aspecto “espigado”.

Outra dica de ouro meninas: quando terminar de passar a chapinha nos fios, vire a cabeça para baixo e coloque o secador com jato de ar frio próximo a raiz, para deixá-la mais soltinha. Depois, arrume os fios e jogue um jato de ar frio no cabelo como um todo para deixar o cabelo mais natural, selar o penteado e sumir com aqueles fios arrepiados.

No final, passe um bom reparador de pontas e pronto! Está com os cabelos lindos e com aparência natural.

4. Touca da vovó

touca de cabelo meia-calça

Sabe aquele touca de cabelo que a sua vó fazia? Pois é! Ela é um truque e tanto para ajudar o cabelo a ficar com aspecto mais natural e liso. Faço essa touca principalmente no dia em que faço piastra, à noite quando chego em casa.

Eu não uso grampos com medo de marcar o cabelo. Eu pego uma meia calça velha, divido o cabelo na lateral e vou acomodando o cabelo na meia, sempre puxando-o para a lateral. Quando solto, ele fica bem mais natural, mais liso e sem frizz \o/

Viram? Não é difícil ficar com o cabélon liso e com os fios soltinhos e menos “chapado”.

E aí meninas, gostaram das dicas? Quem aí tiver alguma compartilha com a gente ;)

Written by Mari Veiga

32 Comments

  • Claudia Tavares on

    Oi Mari!
    Tudo bem?
    Adorei as dicas! Meus cabelos são bem crespos,
    sempre perdi muito tempo e gastava muito com cremes
    para manter bem os cachos, resolvi então fazer uma
    escova de turmalina. Não quero outra vida!
    Quando eu quero o cabelo bem lisinho,faço uma escova comun com prancha em casa (a pratica leva a perfeição, né?rs)e o truque da touca eu já conhecia, ajuda a manter a escova por um pouco mais de tempo.
    Tenho usado tbm, toda a linha de produtos da Garnier liso absoluto (os que tem a figura de um secador)e tenho gostado bastante do resultado.
    Um grande bj,

  • eeei claudia, td bem e c vc?

    menina me conta mais aí sobre essa escova de turmalina…a q vc fez leva formol? preciso saber de tds detalhes pq pode ser uma solução hahaha
    já testei uma vez essa linha da Garnier mas sabe q eu nem lembro direito?! rsrs Tem mt tempo, mas vale a pena eu voltar então a testar esta linha
    brigada pela dica xDD

    Beijão querida

  • Claudia Tavares on

    Oi Mari!
    Antes de fazer a escova, eu perguntei a cabelereira se tinha formol, ela disse que sim, mas era a quantidade
    permitida pela vigilancia sanitaria.Acredito que seja verdade, pois não senti nada, ardencia nos olhos,nariz,etc…Dura em média 2 meses por causa do crescimento da raiz, mas tirou bastante o volume do meu cabelo e mesmo sem fazer uma escova comum, ele fica com um aspecto “bem comportado” Rs…Estou muito satisfeita.
    Bjs,

  • Meninas lindas do FC, em vez de Priss vou usar o subnick Mel, tá?
    Melissa meu nome, prazer.. 18 anos.
    rsrsrs

    Enfim, esse lance de cabelo detona nosso dinheirinho, mas vale a pena.. hehhe
    Eu fiz duas progressivas já.. E agora me deu uma dúvida..
    Meu cabelo tem raiz lisa, só fica ondulado do meio para as pontas. Com a progressiva ficou todo liso, gostei muito.
    Mas, eu preciso refazer com 3 meses?
    Ou posso esperar mais tempo já que a raiz é lisa?
    Beeijos

  • aaaai q bom menina
    vou dar uma olhadinha nessa escova por aqui
    n tenho mts experiencias boa com formol e aqui na minha cidade é difícil encontrar um salão q realmente tenha o certificado da Anvisa, mas vou procurar saber
    bom mas o importante é q vc está satisfeita né? sei o qnt vale a pena ter o cabelo com menos volume =DD

    Beijãooo!

  • Pingback: Como deixar seu cabelo liso e com aspecto natural? – Fiz Chapinha | ZiiPe

  • Post muito útil.
    tenho uma dúvida…que horas que passa o termoativado pra quem faz a chapinha sem passar pela escova?

  • eeii aline,

    então, o termoativado em forma de creme se passa sempre antes da chapinha, como o cabelo molhado ainda. Mas, tem também termoativados que vc pode passar depois de secar o cabelo e antes da chapinha, como os sprays..até falei de um deste tipo ontem, olha só http://www.fizchapinha.com/testei-charming-gloss-spray/

    maaas, o independente do tipo de produto termoativado q vc compre o negócio é nunca esquecer dele =))

    Beijinhoos!

  • ola ,meu cabelo era lisoliso quando era pequena e loirinho
    so que agora e cheio de ondas e castanho claro,quero deixar loiro e liso de volta sem progessivas,tintura eu quero naturalmente como faço por favoe me ajudem…

  • ei ana,

    bom se não quer abusar das progressivas e tinturas o caminho para deixar liso é chapinha ou ainda recomendo q vc faça um recondicionamento térmico, que é um alisamento porém com produtos mais brandos e não utiliza FORMOL. (confere mais aqui http://www.salaojetset.com.br/) Na hora da pintura é só usar tinturas que não contém chumbo para não agredir o cabelo e estar sempre hidratando, jamais abrir mão de uma boa hidratação mensal e outras semanais.

    bjos

  • oi gente..
    meu nome é bruna..
    olha só..meu cabelo é super cacheado
    minha irmã, minhas amigas, insistem para que eu o alise
    porque eu só vivo com ele preso.. eu tbm ja to candasa desse meu visual..
    mais acontece que eu tenho medo de me arrepnder..e eu to sentindo isso… e sou daquelas que chora e tudo.. kkk

    alguma dica.. ajuda ??

  • eeei bruna
    bom vc gosta do seu cabelo liso? Eu sugiro q vc antes de mais nada faça uma experiencia com seu cabelo cacheado, hidrate ele muito para q os cachos fiquem mais definidos, use produtos para controlar o volume do cabelo, passe leave-in apropriado quando lavar os cabelo. Se vc fizer essa tentativa e não gostar, aí comece fazendo chapinha mesmo ou escova pra ver se gosta do seu cabelo assim, liso. Aí depois vc pensa no alisamento, mas com muita cautela viu? tome bastante cuidado com o tipo de química q vai usar, se o produto leva formol, essas coisas.

    qlq coisa é só voltar aqui ;D
    beijos

  • Adoreii as dicas!!!
    Tenho 19 anos e ja sou mãe..mais como sempre nunco descuido das madeixas..rsrsrs..fiz varias vezes escova progressiva mais parece q não dura muito…mais com essas dicas tenho certeza q vou ficar linda!!!bjão e obrigada..

  • ebaa, que bom q gostou Luna, fico feliz ;)
    aaaa pois é, não dá pra descuidar das madeixas nunca né hahah

    beijãooo!

  • meninaas, amei o site
    parabens *-*

  • brigada linda ;*

  • É muito legal vou adotar isso pro meu dia-dia

  • pode crer que com a proguessiva é bem mas facil

  • C aio Allmeida Güzellik on

    Arrazou gata, nas suas dicas e em seus conhecimentos sobre cabelos! seu site já está em meus favoritos. Você arraza nas dicas (: Tirei minhas dúvidas quanto a cabelos alisados com prancha (chapinha) para deixar com aspecto liso natural. Agradecido!. Caio Allmeida Güzellik (FACEBOOK) – Franca – Sp

  • q bom q curtiuu ;))
    seja sempre bem-vindoo

    bjos!

  • adorei as dicas sao maravilhosas.

  • Oiiiiiiii Mari tudo bem?
    Ameeii as suas dicas, mas, eu queria te fazer uma perguntinha… =P’
    Eu pinto meu cabelo de loiro, mas sinto que ele está ficando fraco e eu gosto de retocar a raiz do meu cabelo quando ela fica bem grandona pra não correr o risco de estragar o meu cabelo. No entanto eu estou louca pra dar progressiva ou a escova inteligente pra deixá-lo bem mais liso. Meu cabelo não é muito cacheado, é lisinho na raiz e cacheadinho nas pontas, mas toh morrendo de medo que ele caia mais tbm toh louca pra alisar ele pra tipo; eu parar de dar chapinha ou secá-lo… me dá uma dica do que fazer??? pra não quebrá-lo durante o processo de retocar o alisamento na raiz e retocar a tinta’

    Beijinhos e aguardo as suas dicasss’

  • Adoreeeeeeeei

    Curtir muito todas as Dicas.

    Obg!

  • isabel Nayara Rossi on

    ameiiiiiiiii rsrsrsr

  • Uhuuuuuuuul

    espetacular as dicas , vou seguir todassss

    Obg gentiiii!!!

  • Ei Angélica,

    td bem? Fui levar suas dúvidas pra nossa hairstylist aqui do blog, a Audrey, e olha só q ela respondeu pra vc:

    “Tá certo voce retocar a raiz somente, pois descolorir em cima de descoloração é sempre arriscado. Todos os cabelos precisam de hidratação mensal no salao, e manutenção em casa, cabelos com química necessitam de mais cuidados, especialmente os descoloridos que sofrem uma perda de materia ainda maior. O ideal é voce antes de mais nada , nutri-los por algumas semanas para fortalece-los. Tenha sempre em mão cremes e mascaras que tenham o PH ácido, pois fecharam a cutícula garantindo a saúde dos fios.
    e muita atenção, as escovas com formol, não são liberadas pela ANVISA, podem causar quedas irreversiveis, aumentam a oleosidade e pode ou nao causar choque químico, é sempre um risco.
    Consulte um bom profissional ou seu cabeleireiro se voce sente confiança. Uma boa dica pra vc é fazer a CPR da senscience, reconstrução da cuticula e porosidade dos fios.
    Bjs”

  • oii, td bem?
    amei suas dicas…ajuda??faço chapinha no meu cabelo,só que as pontas nunca ficam viradinhas, por mais que eu vire na hr q estou pranchando ele não fica.. oq eu faço?

  • dani, vira elas na hora que estiver fazendo a chapinha, mas antes de começar o processo passe um bom produto termoativador
    depois que terminar passe um finalizador de penteados. Se vc em textura de creme passe virando ainda mais as pontinhas do cabelo.

    bjos!

  • Graziele Kelly on

    Oi eu estou criando um site e queria saber se poderia colocar essa matéria lá??
    Gostei e claro que vou colocar os créditos e o link do seu site.
    Mas antes queria saber se vc autoriza??

  • eei, claroo, colocando os créditos sem problemas =))
    depois manda o link pra gnt conhecer o blog

    bjos e sucesso!

  • Hellen Katherine on

    Muito bom mesmo, Mari! Essa do jato frio depois da chapinha eu não sabia, fazia apenas depois do secador!

    Adorei :)))))

  • Ana Paula Teixeira Weber on

    oiiiii mari td bem….!!!!eu vou perguntinhas pra vc mari!!
    Mari o meu cabelo é grande cacheado é natural e pintei luze …..mais eu tenho medo nessa progressiva mais nao definitiva ,pq eu tenho medo de cair de cabelo e por isso eu nao faço!!
    eu posso fazer isso?me ajuda as dicas!!

Leave a comment