30 jun 2010

48

Dicas para fazer chapinha em casa e ficar com o cabelo bonito

O post de hoje é sugestão de uma leitora e confesso que estava doida para falar sobre este assunto. Vou dar algumas dicas de como fazer chapinha em casa e ainda fazer com que o cabelo fique bonito. A maioria das dicas eu aplico quando vou fazer chapinha e como já faço há anos, não tem como não pegar o jeito.

A primeira coisa que eu sempre digo é que não dá para ter um cabelo bonito se estiver mal cuidado. Por isso, se você tem o costume de fazer chapinha jamais deixe de cuidar do seu cabelo. Eu faço hidratação em casa semanlmente e quando sinto a necessidade vou ao salão para fazer um tratamento mais profundo. Desde que comecei a fazer chapinha, aos 13 anos, sei da importância de um cabelo hidratado e cuidado e penso que se eu não tivesse essa consciência hoje o meu cabelo estaria uma palha.

Além da hidratação, é fundamental usar um shampoo e condicionador específico para o seu cabelo, evitar aquela água mais quente (ok, eu sei que isso é o mais díficil) e não esquecer de sempre cortar as pontas dos cabelos. Cabelos hidratados e limpos é hora de preparar o cabelo para a chapinha. Ao sair do banho, não esfregue a toalha no cabelo, pois assim você estará abrindo as cutículas dos seus fios.

Apenas pressione levemente a toalha no cabelo, para tirar o excesso de água, e depois,  passe no cabelo um bom produto termoativado, para proteger os fios e preparar o cabelo para a escova e a chapinha. Ele ainda é ótimo pois fixa melhor a chapinha no cabelo. Não preciso nem falar que não pode passar chapinha com o cabelo molhado ou úmido né? Isso é suicídio rs! Claro que existem as chapinhas próprias para isso, mas para as que não tem este modelo, é preciso secar bem o cabelo.

P.s: Essa é a minha chapinha. Infra Red com íons da Gama Italy. É perfeita!!!

Eu sempre gostei de fazer uma escova antes da chapinha, pois acho que facilita muito e agride menos o cabelo. É claro que a escova que eu faço não é lá essas coisas e principalmente no verão eu não tenho tanta paciência assim para a coisa. Mas, já facilita muito e quando vou passar a chapinha no cabelo tudo fica mais fácil. Para as que não tem mesmo paciência de fazer escova apenas seque bem o cabelo e comece a alisar o cabelo.

Para alisar então: Divida o cabelo em mechas. Eu faço uma linha divisória atrás das duas orelhas, prendo estas duas parte e depois prendo o resto do cabelo e vou pegando mecha por mecha para fazer a chapinha, começando pela parte de trás, próxima à nuca e indo para a frente. As mechas devem ter uma espessura média e você deve deslizar a chapinha pelas mechas, sem pausas.

Eu utilizo um pente mais fino para me ajudar a deslizar as mechas e não queimar a minha mão. É bem mais fácil e enquanto você desliza o pente a mecha vai esfriando e você pode repetir o processo. Só tenha muito cuidado para não exagerar. Eu costumo passar de duas a três vezes a chapinha nas mechas, dependendo do estado do meu cabelo antes de começar a alisá-lo.

Ao final da chapinha, para que o cabelo fique com mais brilho e para selar os fios, jogue um jato de ar frio no cabelo com o secador. Eu sei que esse é um truque velho, mas vai por mim, é o melhor truque para o pós-chapinha, principalmente em dias mais úmidos. Comecei a fazer isso há pouco tempo e depois da primeira vez não fico sem fazer jamais! Para finalizar, passe um pouco de silicone das pontas para eliminar o aspecto espetado e o frizz.

Ter uma boa chapinha faz toda a diferença também. A Duda falou sobre qual o melhor tipo de chapinha para cada cabelo (leia aqui). Há muitos recursos no mercado para você cuidar do seu cabelo. Não precisa gastar horrores todo o mês, basta cuidar sempre das suas madeixas. Existem produtos para todos os tipos de bolsos e cabelos. Só não deixem que a saga por um cabelo perfeito atrapalhe a sua vida e te faça infeliz. Cuidar do cabelo é importante, mas deixar que ele tire seu sono, não vale nem um pouco à pena!

No próximo post sobre cabelos vou falar sobre alguns produtos bons para quem faz chapinha.

Beijos!


Comentários:

48 pessoas comentaram, comente você também!

  • Quais produtos usar antes e depois da chapinha? – Fiz Chapinha disse:
    30 junho. 2010 - 1:32

    [...] último post sobre cabelos, dei algumas dicas para fazer chapinha em casa e ficar com o cabelo bonito. Agora é [...]

  • islane disse:
    30 junho. 2010 - 15:25

    Ñ GOSTEI NADA NADA

  • Tati Alves disse:
    30 junho. 2010 - 19:29

    Ahh eu faço chapinha e eu GOSTEI sim, viu?
    as dicas estão certissimas e é isso mesmo
    só q cada um cria as suas próprias maneiras de fazer e as vezes a pessoa de cima nao gostou por isso

    Adorei o post

    Bjksss

  • Isa....' disse:
    30 junho. 2010 - 11:48

    Haaa Eu Adooreei as dicas……’ Eu ainda vou começar a passar chapinha…..’ E esse post provou q eu quero estar com o cabelo alisado todos os dias *_*

    Obrigada…..’

  • Mari disse:
    30 junho. 2010 - 8:59

    Que bom q vc gostou Isa.

    Eu sempre falo q dá para fazer chapinha e estar com o cabelo liso todos os dias, só basta tomar alguns cuidados com o cabelo.
    Dp me conta hein, se gostou de começar a fazer chapinha heheh ;D

    Beijãoo!!!

  • flavia disse:
    30 junho. 2010 - 0:14

    sou nova no qesito chapinha,so comecei a usar a 3 meses qando fiz progressiva nao consigo mais ficar sem….rsrssr mas so uso uma vez na semana….tipo depois passo um reparador de pontas e fica mega brilhante,mas qeria saber fora a hidrataçao devo tomar mais algum cuidado pra nao danificar os fios??

  • Mari disse:
    30 junho. 2010 - 12:22

    Oi Flávia, bom se vc já faz sempre a hidratação é um passo e tanto.
    Além disso, é sempre bom usar shampoo e condicionador específico, ainda mais que vc disse q fez progressiva. Dp é indispendável o uso de um produto termoativado (dei algumas dicas de produtos aqui), pq ele vai preparar e proteger o seu cabelo para o calor do secador e da chapinha.
    Qnd for secar o cabelo, é bom tb prestar atenção para manter um distância dos fios e não danifica-los tanto.

    E dp passar o reparador, como vc disse msm.

    Acho que é isso. Não tem segredo para proteger os cabelos e poder fazer chapinha sem medo.
    Ah, vale lembrar que é sempre bom ir no salão cortar as pontas do cabelo de 3 em 3 meses e qnd sentir necessidade fazer uma hidatação mais profunda, que o seu cabeleleiro pode te recomendar ;D

    Beijinhooos!

  • Isabela disse:
    30 junho. 2010 - 20:30

    - adorei o post!
    também uso a Infra Red, é muito boa, é perfeitaaa.
    Deixa meu cabelo lizérrimo…
    ótimas as dicas *—*
    e quem dizer que não gosta, por favor né, não quer admitir que o que é bom, é bom!
    Bejo, ótimo post viu.

  • Beth disse:
    30 junho. 2010 - 18:10

    Adorei as dicas, pois sempre passo a chapinha, acho que os cabelos lisos slao mais práticos. Obrigado!!! Gostaria de receber email. Bjos!

  • Mari disse:
    30 junho. 2010 - 12:47

    Ei Beth,

    que bom que gostou das dicas =}
    ah cabelos lisos são bem mais práticos msm né? eu adoroo

    a gnt está sempre falando do assunto aqui no blog…essa semana, por exemplo, vou testar um produto ótimo pra quem faz chapinha ou escova
    assine a nossa newsletter q vc vai receber todas novidades no email em primeira mão (aqui do lado esquerdo bem na parte de cima)

    obg flor

    Beijãooo

  • larissa disse:
    30 junho. 2010 - 23:37

    eu tambem amiga adoro a chapinha eu acho ser ela nao era ninguem

  • Mari disse:
    30 junho. 2010 - 18:06

    nem fala amiga, ela é tudo néee?
    tbm não fico sem de jeito nenhum haha

    beijão!!!!

  • Flávia disse:
    30 junho. 2010 - 7:04

    Eu comprei essa chapinha logo que lançou…realmete ela é perfeitaaaaaa…
    Eu já tinha uma ótima da gama mas quando lançou essa não resisti. paguei caro na época mas também não me arrependo.

  • Mari disse:
    30 junho. 2010 - 15:45

    é perfeita mesmo née? adoroooooo
    eu paguei caro na minha tbm, agora esta beeeem mais em conta
    mas nem ligo pq valeu muito a pena

    beijinhoos!!!!

  • Morgana disse:
    30 junho. 2010 - 0:46

    Oi, Mari, comprei recentemente esta chapinha porque gostei dela logo de cara, mesmo se ter tido nenhuma informação antes, mas meu cabelo ainda ficou com as pontas esticadas. não sei se foi p eu não fiz uma escova antes, na verdade eu não tenho muito tempo de fazer, ou se é pq eu passo a chapinha muito rapidamente, com medo de esquentar muito os fios do cabelo. O que você me indica?

  • Mari disse:
    30 junho. 2010 - 16:12

    ei flor,

    então o que acho q aconteceu foi exatamente o q disse, q vc fez a chapinha mt rápida. Para não ficar com aquela ponta esticada é só na hora de passar a chapinha virar as pontas para dentro, com a própria chapinha mesmo. Vc pode fazer escova também para ir modelando o cabelo, mas se ñ quiser fica tranquila que essa chapinha cumpre isso.
    Eu sempre viro as pontas do meu cabelo, pra ficar parecendo mais natural e fica ótimoooo

    aahh vale a pena tbm investir em produtos próprios e em um protetor termoativado para proteger o cabelo da chapinha
    dp me conta se deu certo

    beijinhooos!

  • socorro disse:
    30 junho. 2010 - 17:22

    nao consigo faser chapinha e ficar bem lisinha oq faço

  • Mari disse:
    30 junho. 2010 - 15:10

    bom, acho q uma escova escova antes sempre ajuda.
    tbm usar alguns produtos próprios e um produto termoativado antes do processo faciita em muito.
    se quiser mandar um email com mais detalhes sobre o q vc faz e tals fique à vontade.

    beeijos!

  • aline gabriele disse:
    30 junho. 2010 - 15:05

    eu adoreii as dicas :D

  • foda-se disse:
    30 junho. 2010 - 14:08

    se não gostou foda-se , aposto que você não faz melhor , e seu cabelo deve ser duro que só.

  • ana disse:
    30 junho. 2010 - 20:09

    Euu goostei muito,valeu *-*

  • Mari disse:
    30 junho. 2010 - 0:00

    eeei ana
    q bom querida

    beijaaaao

  • Milana Micaella disse:
    30 junho. 2010 - 19:01

    Nossa, ameei *-* mt bom

  • Dicas de shampoo e condicionador para quem usa secador ou chapinha – Fiz Chapinha disse:
    30 junho. 2010 - 18:51

    [...] Além de proteger o cabelo contra o calor dos aparelhos, eles ainda podem ajudar na hora de alisar o cabelo, fazendo com que ele fique mais liso, mais depressa e por mais [...]

  • Aninha disse:
    30 junho. 2010 - 10:52

    Amei as dicas , sem a hapinha eu não seria nada ! rsrs

  • Mari Rodrigues disse:
    30 junho. 2010 - 17:10

    hahahah Não é?
    q bom q gostou querida

    beijos!

  • jessica disse:
    30 junho. 2010 - 11:08

    kkkkkkkkkkkkk concordo amiga
    apenas quem SABE FAZER UMA BOA CHAPINHA ,ou
    é iniciante no assunto sabe ke qualker dica
    sobre isso pode ajudar e muito uma mulher na hora de fazer chapinha ;D
    eu ja faço a 7 anos e sei de bastante coisa para manter os meus cabelos sempre bonitos,e essas dicas acabam ajudando,pke por mais que eu saiba fazer eu tbm tenho duvidas,e procuro me informar sempre sobre chapinhas e cabelo… agora essa islane ai ta por fora i realmente so fala ke naum gostou de nada pk provavelmente ela nem sabe por onde começar kkkk
    mais é a vida kkk

    “Amigas
    Duda E Mari vcs fazem um ÓTIMO trabalho com esse blog,é a primeira vez que eu vejo mais ja gostei ;D
    continuem assim ke vcs vao mais além rsrs
    bjos

  • Mari Rodrigues disse:
    30 junho. 2010 - 12:03

    jessica ameei seu comentário linda
    brigada ;) e q bom q vc gosta do nosso trabalho. Vamos estar sempre aqui pra melhorar cada vez mais

    aaah e é isso msm.. a gnt q faz chapinha há anos acabamos pegando várias manhas né hahaha
    mas sempre há o q aprender ;)

    beeijos e espero te ver mais por aqui hein ;*

  • lurdinha disse:
    30 junho. 2010 - 17:34

    posso so retocar minha chapinha no dia seguinte sem lavar os cabelos

  • Mari Rodrigues disse:
    30 junho. 2010 - 12:00

    claro pode ism =]

  • taynara disse:
    30 junho. 2010 - 18:27

    amei amei ameeeeeeeeeeeiiiiiiii vc pode me esplicar como deichar ele lizo com poucas ondas

  • Mari Rodrigues disse:
    30 junho. 2010 - 20:17

    taynara, o segredo é manter os cabelos sempre saudáveis, hidratados, com o corte em dia e com produtos específicos pro seu cabelo
    se curtir se joga na chapinha ;)

  • romolo o homem da chapa disse:
    30 junho. 2010 - 23:52

    essa chapinha fode o cabelo de qualquer um se nao cuidar da hidratação direito . kkkkk nao queimem seus cabelos

  • jade disse:
    30 junho. 2010 - 15:24

    a minha e a numero 2 e ela e otima ,paguei 80,00.

  • Dryka disse:
    30 junho. 2010 - 1:16

    Ameei suaas diicas jaa faaço chaapinha bastaante teempo e é seempre boom teer outras diicas praa ajuudar miil bjiinhoosss…

  • amanda disse:
    30 junho. 2010 - 18:58

    Adooreii as suas diicas!!!

  • grazieli disse:
    30 junho. 2010 - 13:36

    Meu cabelo é HORRIVEL.Já tentei de tudo pra ele ficar bonito com e sem chapinha e não mudou nada!( só não passei produto quimico). Queria saber como fazer chapinha e ela não ficar feia no tempo frio,porque queria ir para a escola com o cabelo solto(e com chapinha) mas ele (o cabelo) enche e fica m,uito feio ajuda ai por favor! SE NADA DER CERTO EU VOU RASPAR TUDO!

  • kethellin disse:
    30 junho. 2010 - 15:02

    muito bom ja pode dar aulas de cabeleira adoreiii bjssssss.

  • caah;* disse:
    30 junho. 2010 - 22:08

    esse site é um lixo ¬¬ , kkkkk eu rii muito com vocês , nem escrever sabem .. imagina cuidar de cabelos .. Filhas olha bem !! pra ter um blog o miiiiiiiiinimo é ser ALFABETIZADA coisa que vocês não são e outra não seja mais RIDÍCULAS ainda de NÃO ACEITAREM COMENTÁRIOS OPOSTOS DOS QUE VOCÊS ESPERAM . Os comentários são para o bem dessa merda , na verdade até merda tem uma utilidade . Pesquisem mais PAREM DE CABULAR AULAS e continua postando quem sabe vocês não ganham algum ibope =D .

    para começar leiam um livro chamado DICIONARIO AURÉLIO .

    estou lisonjeada ao extremo de postar este comentário .

  • Mari Rodrigues disse:
    30 junho. 2010 - 20:33

    que bom q fica lisonjeada. Cada um com sua própria opinião ;)

  • Mari Rodrigues disse:
    30 junho. 2010 - 20:37

    no tempo frio ou úmido vc não pode fazer chapinha sem passar um bom produto termoativado antes de fazer a chapinha. Tem alguns produtos termoativados q mantém o liso mesmo com a umidade do tempo, como aquele produto da Avon, Lotus Shield. Além disso, vc pode passar um produto após a chapinha, como um finalizador, para diminuir o frizz e proteger o cabelo da umidade.

    bjs

  • Victoria disse:
    30 junho. 2010 - 20:38

    aiii, eu sou louca para ter cabelos lisos, mas nao tenho dinheiro para fazer umaprogressiva. Entao eu apelo pra chapinha, soh q eu NUNCA consigo fazer uma chapinha boa! Meus cabelos nao fikam lisos de jeito nenhum, logo depois q eu faço a chapinha eles ja começam a enrolar! entao eu preciso saber de algum produto pra manter o cabelo liso apos a chapinha!!!
    bjsss, adorei a materia

  • bruna disse:
    30 junho. 2010 - 12:29

    adorei e confesso depois dessas dicas eu só vivo da chapinha e meu cabelo fica lindo o segredo é cuidar do cabelo :)
    adorei BJS:)

  • joyce lorrayne disse:
    30 junho. 2010 - 20:19

    olha aki eu N UZO ESSA PRAGA

  • giovanna disse:
    30 junho. 2010 - 9:33

    adorei as dicas

  • Paula disse:
    30 junho. 2010 - 13:42

    Paula adorei suas dicas e vou ate trocar de chapinha

  • Mariaeduarda_beijos disse:
    30 junho. 2010 - 12:33

    Aaaaim…ki mina zika ooow…

  • isabella disse:
    30 junho. 2010 - 16:32

    gente segue au ae no meu blog dicas de moda



Comente também:

Nome

E-mail

Site


Comentário